10 de abril de 2007

Sexta passada foi dia de feira santa.

Há quase um ano queixava-me eu aqui das minhas andanças pela Arrábida.
Nunca contei, no entanto, o que por lá se faz em todas as Sextas-feiras santas. Grupos de gente deslocam-se de vários locais para "subir a serra". Vão a horas bem diferentes - há quem o faça na quinta feira à noite e os mais preguiçosos a levantar o traseiro da cama começam a caminhada a meio da manhã - mas todos têm o mesmo objectivo: chegar ao Portinho da Arrábida e esticar a perninha (e o resto!) na areia do Creiro, frente à Pedra da Anicha.
O percurso não é só esforço... também é dedicação... às tortas que por lá se fazem e dão força para iniciar o caminho e ao pãozinho caseiro da região, os quais dão alma a qualquer bom pequeno almoço.
Pois bem... e esta sexta passada lá fomos. Todos os anos desencaminho mais alguém. Confesso que até hoje todos ficaram apaixonados - pela beleza das paisagens, pelo odor maravilhoso da serra, pelo curioso deste movimento que se perde no tempo e que entusiasma tantas pessoas diferentes.
Mas...a verdade é que se eu dou a conhecer esta tradição bonita da vila de Azeitão, a verdade é que ganho anos de vida com o orgulho de proporcionar a quem eu gosto um dia diferente. E também me enche o coração conhecer (melhor) boa gente como a desta última caminhada. P. e A.: um beijinho pela animação e entusiasmo!!
Para o ano lá estaremos!

Nota negativa:
- oh pessoal, quando estiverem a subir a Arrábida... não gritem. Os passarocos devem ter ficado traumatizados. Que "fuzuê", gente!
- pessoas dorminhocas que se estatelam no sofá depois da refeição e não apreciam a animação dos convivas (francamente!).

Etiquetas:

3 Improvisos:

Blogger M disse...

Pois, imagino que seja bastante divertido, um dia diferente e muito simpático.
Espero que para o ano não haja nenhuma mudança que me impeça de ir, desculpa a minha desistência de última hora, fiquei mesmo com muita pena de não ter ido.

beijinhos ;)

quarta-feira, abril 11, 2007 11:33:00 da manhã

 
Blogger teste disse...

Tb quero, tb quero!

:D po ano deito-me as 22h :D

quinta-feira, abril 12, 2007 12:29:00 da manhã

 
Blogger Dancing Queen disse...

I. e M.,
Asseguro-vos que me fartei de pensar em vocês. Fiquei com pena, claro... mas a Serra não foge! (Provavelmente no ano que vem tem mais umas crateras provocadas pela exploração de pedras..., mas, de resto, há-de continuar lá!!!)
E... que tal darem uma espreitadela em... www.sal.pt ?
A voltinha pela Arrábida despertou o meu sentido para as actividades ao ar livre. Quero tornar-me mais amiga da Natureza! :))

quinta-feira, abril 12, 2007 10:38:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home