6 de abril de 2006

Francisco Augusto Metrass (1825-1861)


Metrass (Francisco Augusto).

n. 7 de Fevereiro de 1825.
f. 14 de Fevereiro de 1861.



Célebre pintor do século XIX.

O seu pai preferia que ele tivesse seguido a carreira do comércio, mas Metrass, impelido por uma vocação irresistível, entrou para a Academia de Belas Artes em 1836.

Estudou em Lisboa com os mestres Joaquim Rafael e António Manuel da Fonseca. Viajando para Roma, teve como professores os pintores alemães Cornelius e Overbeck, que faziam parte do "Grupo dos Nazarenos", assim conhecidos porque se dedicavam especialmente à pintura religiosa.

Mas foi em Paris, a partir de 1850, que o seu talento começou a ser reconhecido, destacando-se então não mais com temas religiosos, mas com a pintura histórica. Só Deus, o quadro que reproduzimos acima, retrata uma cena do dilúvio, onde uma mulher, tendo nos braços uma criança, é arrastada pelas águas. Este quadro, exposto quando o pintor tinha 30 anos de idade, trouxe-lhe a consagração.

Pintou freneticamente nos anos seguintes, mas não pôde ir mais longe: em 1861, aos trinta e seis anos, morreu, vitimado pela tuberculose que, à época, era uma doença praticamente sem cura.