2 de fevereiro de 2007

A Banda Sonora da Minha Vida.

Como "fala barato" que sou, não consegui deixar de me justificar pelas minhas escolhas. Sim, esta necessidade intrínseca de explicar tudo torna-me insuportável mas aqui podem sempre rodar o scroll enquanto que, "ao vivo", têm de me ouvir... A verdade é que esta escolha me fez reviver momentos que me marcaram indelevelmente... e, num flash-back, resumir algumas fases desta vidinha de 28 anos.

1. Dancing Queen - Abba
Não é por acaso que este é o meu nick name! O leitor de vídeo chegou a minha casa em 1988. Com ele, chegavam de Londres algumas cassettes de video e, entre elas, um best of dos Abba. Foi há quase 20 anos mas...nunca mais me esqueci da "Dancing Queen", interpretada precisamente como podem ver no link: no seio da corte sueca, os Abba actuam para a família real, num misto de acordes que ainda hoje me põe a menear a moleirinha. Não resisto!

2. Highway to hell - AC/DC
Passava inúmeras vezes na Rádio Orbital, no tempo em que telefonávamos para pedir as nossas músicas preferidas e em que desfilavam os Extreme ou os Scorpions. Lembro-me de achar que a música era muito metaleira para mim (ainda andava na onda dos Onda Choc e Mini Stars!!) mas que tinha muita graça... ;)

3. Up where we belong - Joe Cocker & Jennifer Warnes
Pois... bem sei que isto é do mais lamechas que há mas não posso renegar a minha natureza! Ok, ok... esta música é a do final do meu filme preferido de miúda "Oficial e Cavalheiro" - lá vai o Richard Gere, fardado, buscar a não sei quantas.... ah! Debra Winger...! a uma fabriqueta dos subúrbios para a levar na sua moto (céus, isto do Papá ser militar faz-nos ter estes fraquinhos pelas fardas!!!).

4. Czardas – Vittorio Monti
Passei anos a ir às aulas de acordeon para aprender a tocar esta... Tinha que entrar na lista!!

5. Pride (In the name of love) - U2
Aos meus 16...18... anos... as noites do Sea-gull na Arrábida não passavam sem se ouvirem os acordes de Pride... Era nessas alturas que me dava vontade de ter um miúdo giraço a quem me agarrar! (Que parva, não percebo porque não me agarrava eu!?!)

6. If I could turn back time - Cher
Apesar das plásticas e do nariz feio como tudo, a mulher é um colosso no palco: no Sea-Gull descia um ecrã em que projectavam este clip.

7. Vamos Acordar! - Doce
"Fecha a porta, apaga as luzes, vem deitar-me a meu lado...!" - Esta música encerrou muitas das minhas noites entre 1993 e 2006.

8. Show me the way - Peter Frampton
Ouvia-a pela primeira vez num Peugeot 406 Coupé: apresentaram-me Mr. Peter Frampton. Já o devia ter ouvido inúmeras vezes antes mas não tinha memorizado o nome... e, a partir daí, cada acorde da guitarra de Frampton consegue levar-me numa viagem no tempo.

9. Tribal composition – Jan Garbarek
Tenho pena de não ter conseguido encontrar nada no "TuTubo" para vos mostrar... Apenas instrumental, foi a música que me conduziu à paixoneta da forca.

10. "Se ao menos houvesse um dia" - Camané (fado)
"Se ao menos o teu olhar / Desse por mim ao passar / Como um barco sem amarras / Este fado onde me deito / Levar-me-ia ao teu peito / Nas veias de uma guitarra"

11. Tico-Tico no Fubá - pop. brasileira.
É só lembrarem-se da Kananga do Japão (Christiane Torloni e Raul Gazolla) de outrora. Simboliza a euforia e confusão da minha mudança de casa.

12. An Honest Mistake - Bravery
Deixa-me cheia de pica e determinação...mas também de orgulho: lembra-me uma sala escura em que se conhecem pessoas brilhantes, amigos para uma vida.


** faixa oculta: Supresa! ;) (Vejam este video, pelo menos!!)

5 Improvisos:

Blogger Rui Anselmo disse...

Excelente ideia, por os videos. Vou editar o meu post e fazer o mesmo. :)

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 12:33:00 da tarde

 
Blogger Dancing Queen disse...

És tão ... tão... tão... simpático! (copião, imitador, sem personalidade, pouco inventivo, chato e mal educado! ;)

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 12:44:00 da tarde

 
Blogger Rui Anselmo disse...

:O

Não sei o que quer dizer "personalidade", mas parece-me muito atrevido, sua marota! ;)

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 12:57:00 da tarde

 
Blogger Dancing Queen disse...

Oh p'ra mim a corar...

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 1:06:00 da tarde

 
Blogger Leituria disse...

Brilhante, a faixa oculta!
Raios, como pude esquecer-me dos Marretas!

Beijinhos, DQ ;)

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 8:12:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home